Conhecendo experiências de Educação Ambiental em espaços públicos – Parque de Miraflores

Nas últimas postagens, contamos sobre algumas visitas em espaços públicos com experiências de Educação Ambiental. Dessa vez, nossa pesquisadora membro do CEAPP, profa. Marília Andrade Torales Campo, conheceu o Parque Miraflores, situado ao norte da cidade de Sevilha, na Espanha, em uma região densamente urbanizada. 
Sua origem (início dos anos 1980) é marcada pela mobilização das famílias que viviam em seu entorno e reivindicavam um espaço verde de uso coletivo e formação para pessoas de diferentes faixas etárias. Desta demanda surgiram as “aulas-talheres”, ou seja, experiências formativas orientadas ao trabalho e ao emprego, por meio da aprendizagem de um determinado ofício. A metodologia era de alternância entre teoria e prática. Os participantes eram jovens desempregados, filhos de trabalhadores da região, que muitas vezes viviam em situação de vulnerabilidade social. 
A análise desta experiência foi objeto de diferentes pesquisas, o que resultou na publicação de artigos e teses. Neste momento, o parque possui um amplo espaço comunitário dedicado ao cultivo em hortas comunitárias urbanas. A divisão dos espaços é definida de forma coletiva pela comunidade e a produção é orientada por princípios agroecológicos. A experiência do Parque Miraflores é uma referência educativa e de participação social para a cidade de Sevilha, pois seu desenvolvimento, orientado ao campo da Educação Ambiental, permite muitas aprendizagens sobre o uso dos espaços públicos e a participação cidadã.
Imagens: Arquivo pessoal/Marília Andrade Torales Campo

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