Nas últimas postagens, contamos sobre algumas visitas em espaços públicos com experiências de Educação Ambiental. Dessa vez, nossa pesquisadora membro do CEAPP, profa. Marília Andrade Torales Campo, conheceu o Parque Miraflores, situado ao norte da cidade de Sevilha, na Espanha, em uma região densamente urbanizada.
Sua origem (início dos anos 1980) é marcada pela mobilização das famílias que viviam em seu entorno e reivindicavam um espaço verde de uso coletivo e formação para pessoas de diferentes faixas etárias. Desta demanda surgiram as “aulas-talheres”, ou seja, experiências formativas orientadas ao trabalho e ao emprego, por meio da aprendizagem de um determinado ofício. A metodologia era de alternância entre teoria e prática. Os participantes eram jovens desempregados, filhos de trabalhadores da região, que muitas vezes viviam em situação de vulnerabilidade social.
A análise desta experiência foi objeto de diferentes pesquisas, o que resultou na publicação de artigos e teses. Neste momento, o parque possui um amplo espaço comunitário dedicado ao cultivo em hortas comunitárias urbanas. A divisão dos espaços é definida de forma coletiva pela comunidade e a produção é orientada por princípios agroecológicos. A experiência do Parque Miraflores é uma referência educativa e de participação social para a cidade de Sevilha, pois seu desenvolvimento, orientado ao campo da Educação Ambiental, permite muitas aprendizagens sobre o uso dos espaços públicos e a participação cidadã.