Propostas Educativas e Ambientais como resposta à crise climática

Webinar “Propostas Educativas e Ambientais como resposta à crise climática” – 6 de maio às 16h

O projeto AMBIENTE+ vai promover o ciclo de webinares “Liderança Ambiental na Comunidade Lusófona”, com o título dedicado às “Propostas Educativas e Ambientais como resposta à crise climática”. O ciclo inicia-se a 6 de maio às 16h de Portugal, 16H00 (Portugal), 16H00 Angola, 12H00 Brasil (horário de Brasília), 14H00 Cabo Verde, 15H00 Guiné-Bissau, 17H00 Moçambique, 15H00 São Tomé e Príncipe.

Será realizado através da plataforma Zoom e a duração prevista é de duas horas.

As inscrições através do link:

estão abertas a todos/as  ambientalistas, pesquisadores, professores, técnicos,  profissionais da área ambiental, estudantes,  líderes comunitários e organizações/entidades que trabalham com jovens Interessados na temática ambiental.

Os tópicos que serão abordados são:

• Agricultura em contextos tropicais, práticas agrícolas e sustentabilidade da agroecossistema do cajueiro – Filipa Monteiro (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa);

• Propostas educativas e ambientais e estratégias de adaptação e mitigação frente à crise climática nos países lusófonos – Germán Vargas Callejas (Universidade de Santiago de Compostela);

O webinar vai ser moderado por Marília Torales, Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (Curitiba/Brasil).

O webinar surge como iniciativa que pretende promover espaços de reflexão e de partilha de conhecimentos entre os países lusófonos para enfrentar as crises ambientais emergentes e ampliar a consciencialização e atualização do conhecimento sobre os desafios ambientais e á emergência climática em particular.

Este ciclo de webinares pretende fortalecer lideranças locais no espaço dos países e comunidades da CPLP no campo da Educação Ambiental para enfrentamento dos desafios que precisamos colocar nas agendas individuais e das organizações perante as crises socioambientais e climáticas.

O ciclo conta com o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP/ UFPR – IPHAN), do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL), Research Center LEAF, RedeLuso, Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).