PUBLICAÇÕES

artigos

A emergência climática no ensino de Ciências: os saberes necessários para uma proposta de trabalho pedagógico por meio da educomunicação científica (Revista Iberoamericana de Educación, 2021, vol. 87, núm. 1). Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/4628/4249

A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso (Revista Debates em Educação, 2022, v. 14, n. 34). Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11988

A relação escola e comunidade no litoral paranaense: reflexões a partir de uma matriz de indicadores de Educação Ambiental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO), v. 17, p. 73-89, 2022. Disponível em:  https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12930

 

 

 

A Educação Ambiental no currículo escolar: aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 39, p. 132-152, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.13368

 Indicadores de avaliação para o campo da Educação Ambiental no sistema educativo: processo de construção à luz do
ciclo de políticas e da teoria da atuação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 17, p. 351-370, 2022.
Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13722

Contribuições do debate sobre avaliação de políticas públicas para o campo da Educação Ambiental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 16, p. 248-258, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10486

Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de
políticas e da teoria da atuação. EDUCAR EM REVISTA, v. 37, p. 1-20, 2021.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.78220

Educação ambiental e gestão escolar: aplicação de matriz de indicadores em escolas de Curitiba. Revista Educar Mais,
v. 8, p. 1255-1271, 2021.
Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2597

Processos avaliativos em educação ambiental: inquietações, metodologias e a relevância de indicadores de avaliação. MOMENTO – DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 29, p. 116-132, 2020.  Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tZ4kXB6U0hwo-YuKC06Svl46-7KMFXvK/view?usp=drive_link

A Educação Ambiental na agenda das políticas públicas brasileiras: uma análise a partir do conceito de Ciclo de Políticas. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, v. 1, p. 35-48, 2020. Disponível em: https://gredos.usal.es/handle/10366/143988

Construção coletiva de indicadores de educação ambiental escolar. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE – REVISTA CIENTÍFICA GALEGO-LUSÓFONA DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, v. 1, p. 387-
391, 2017.
Disponível em: http://hdl.handle.net/2183/22465

Técnicas participativas em um processo de construção coletiva de uma ferramenta para a educação ambiental. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. Ano XV, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2353#:~:text=A%20constru%C3%A7%C3

Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 33, p.
106-123, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5633

A emergência climática no ensino de Ciências: os saberes necessários para uma proposta de trabalho pedagógico por meio da educomunicação científica (Revista Iberoamericana de Educación, 2021, vol. 87, núm. 1).
Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/4628/4249
A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso (Revista Debates em Educação, 2022, v. 14, n. 34).
Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11988
A relação escola e comunidade no litoral paranaense: reflexões a partir de uma matriz de indicadores de Educação Ambiental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO), v. 17, p. 73-89, 2022.
Disponível em: A relação escola e comunidade no litoral paranaense: reflexões a partir de uma matriz de indicadores de Educação Ambiental | Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) (unifesp.br)
A Educação Ambiental no currículo escolar: aplicação de uma Matriz de Indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba-PR. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 39, p. 132-152, 2022. Disponível em: A Educação Ambiental no currículo escolar: | REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (furg.br) 
 
 

livros

Educação Ambiental no contexto de crises: múltiplas interfaces (Editora Diálogos, 2021). Disponível em: https://editoradialogos.com/ebooks/educacao-ambiental-no-contexto-de-crises-multiplas-interfaces/

 Educação Ambiental: Estudos de Revisão do Campo no Brasil (Editora appris, 2022). Disponível em: Appris – Educação Ambiental: Estudos de Revisão do Campo no Brasil (editoraappris.com.br)

Indicadores de Avaliação da Educação Ambiental em Escolas. In: Maria Henriqueta Andrade Raymundo … [et al.].. (Org.). Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis. 1ed.Piracicaba: MH-Ambiente Natural, 2019, v. 1, p. 69-85. Disponível em: https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2020/01/livro-MonitoraEA-2.pdf

A importância do diagnóstico para construção de Escolas Sustentáveis: uso de indicadores de Educação Ambiental. In: Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella, Maria Arlete Rosa. (Org.). Educação ambiental rumo à escola sustentável. 1ed.Curitiba: SEED; UTP., 2018, v. 3, p. 63-76.  Disponível em: rumo_a_escola_sustentavel.pdf (diaadia.pr.gov.br)

Educação ambiental: narrativa de experiência pedagógicas escolares. Disponível em :https://drive.google.com/file/d/1F_RKFUTI86YM71xGbTdRXRS_XaihaO8Z/view?usp=drive_link

 

outros documentos

Dossiê sobre o desmonte das Políticas Públicas de Educação Ambiental na gestão do Governo Federal: 2019/2022.
Disponível em: https://bit.ly/37eUg1Z

Matriz de Indicadores de Avaliação de Políticas Públicas de educação Ambiental nas Escolas. Material para fins pedagógicos de Educação Ambiental às comunidades escolares. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gcc_6fiyrQSqc1MQXjS5tiU1XAVVyiyw/view?usp=sharing

dissertações

Construção coletiva de uma matriz de indicadores de educação ambiental escolar.Vieira, Solange Reiguel (2016).
Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2015/1/CT_PPGCTA_M_Vieira%2C%20Solange%20%20Reiguel_2016.pdf

A educação ambiental no currículo escolar: aplicação de uma matriz de indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba.Nadai, Fernanda (2020)

Disponível em : https://hdl.handle.net/1884/69344

 

Educação ambiental e a gestão do espaço físico escolar: aplicação de uma matriz de indicadores nas escolas públicas.Silva, Bianca de Morais (2020).

Disponível em : https://hdl.handle.net/1884/69343

 

Educação ambiental e a gestão escolar : aplicação de uma matriz de indicadores em escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba.Detzel, Suellen Antunes (2020).

Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/69351

 

Projetos de educação ambiental nas escolas da Rede Estadual localizadas no município de Curitiba/PR: análise qualitativa das dimensões currículo e espaço físico escolar.Nadai, Fernanda (2021)

Disponível em : https://hdl.handle.net/1884/76724

 

Projetos de educação ambiental nas escolas da rede estadual localizadas no município de Curitiba – Paraná: sob o olhar da gestão escolar e comunidade.Detzel, Suellen Antunes (2021)

Disponível em :https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/76763

 


 

teses

Matriz de indicadores para avaliação das políticas públicas de educação ambiental no contexto escolar: uma análise a partir do ciclo de políticas e da teoria da atuação.Vieira, Solange Reiguel (2021).
Disponível em :https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/72515/R%20-%20T%20-%20SOLANGE%20REIGUEL%20VIEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y