Em 20 de julho, a pesquisadora membro do CEAPP, profa. Marília Andrade Torales Campo, esteve em visita às Hortas Comunitárias de “Asomadilla” na cidade de Córdoba, no sul da Espanha. O espaço é gerido pelo IMGEMA – Real Jardim Botânico de Córdoba e impulsiona uma organização coletiva para a promoção de processos educativos sociais voltados para a Educação Ambiental por meio da agroecologia urbana. Em diálogo com o responsável pela proposta, o educador ambiental Rafael Blázquez Madrid, foi possível conhecer como a experiência segue alguns princípios fundamentais, ou seja, as ações se desenvolvem de forma comunitária, baseadas na agroecologia, possuem caráter educativo, promovem uma integração entre diferentes gerações de pessoas das comunidades envolvidas, a equidade de gênero e a participação social.
Sobre a equidade de gênero, o projeto percebeu que, no início, frequentavam as hortas somente homens mais velhos. Criaram, então, várias ações de integração das mulheres e, agora, dos quase 70 participantes, 50% são mulheres de todas as idades. Além disso, também estão planejando políticas para integrar um grupo de crianças e adultos autistas, ensinando técnicas mais simples para que esse grupo possa se integrar nas ações de Educação Ambiental.
As ações visam impulsionar a agroecologia urbana como estratégia para fomentar a sustentabilidade do sistema alimentar, defender a biodiversidade agrícola e fazer da cidade de Córdoba um lugar mais verde e coerente com as necessidades de respostas sociais à crise climática.
Por outro lado, o projeto também apoia e acompanha as atividades das hortas escolares, promovendo a formação e a integração dos estudantes no trabalho das hortas comunitárias. Na visita, foi possível conhecer as hortas comunitárias e o espaço das “Aulas de la Naturaleza del Parque de la Asomadilla”, um dos maiores parques de Andaluzia.